Convidados confirmados


Os seguintes convidados estão confirmados:

Andréa dos Santos Nascimento

Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1997). Mestre em Politica Social pelo Departamento de Ciências Jurídicas e Econômicas da UFES (2008). Doutoranda em Psicologia pela UFES. Atuação e pesquisa voltada para a área de trânsito e transporte, com ênfase nas políticas públcas de trânsito, mobilidade humana, urbana e sustentável, subjetividade e comportamento humano.


Angela Maria de Oliveira Almeida

Graduada em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1977), mestrado em Psicologia da Educação, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985) , Mestrado em Psychologie du Devéloppement - Université Catholique de Louvain (1989), e doutorado em Psychologie - Université Catholique de Louvain (1992). Atualmente é pesquisadora colaboradora sênior do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília, onde se aposentou como Professora Associada 1. Coordena o Laboratório de Psicologia Social do Desenvolvimento e dirige o Centro Internacional de Pesquisa em Representações e Psicologia Social "Serge Moscovici". Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social do Desenvolvimento Humano, atuando principalmente nos seguintes temas: representações sociais, violência e exclusão social, adolescentes e direitos humanos


Fábio Henrique Vieira de Cristo e Silva

Psicólogo (CRP-17/1296), especialista em Gestão de Pessoas e mestre em Psicologia pela UFRN. Realizando doutorado em Psicologia na Universidade de Brasília, sendo membro do Laboratório de Psicologia Ambiental. Denvolve pesquisas sobre as relações pessoa-ambiente no contexto do trânsito. Professor de cursos de capacitação para psicólogo perito examinador de trânsito e especializações em psicologia do trânsito e medicina do tráfego. Coordenou a comissão de psicologia do trânsito do Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Norte (2007-2008) e, atualmente, coordena a Rede Latino-Americana de Psicologia do Trânsito (RELAPSITRAN), um grupo virtual que abrange profissionais de vários países com o objetivo trocar informações, conhecimentos e ideias. Fundou o Portal de Psicologia do Trânsito, cujo objetivo é disseminar a área no Brasil e, simultaneamente, socializar os conhecimentos produzidos pelos profissionais que estudam o comportamento no trânsito em outros países.


Fernanda Helena de Freitas Miranda

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Formação em Psicologia Analítica. Área de pesquisa: Desenvolvimento humano, Psicologia da moraliadde, Psicologia Jurídica, Meios Alternativos de Resolução de Conflitos. Atualmente é professora Fundação de Assistência e Educação - FAESA e atua na área clínica.


Jose de Queiroz Pinheiro

Concluiu o Curso de Formação de Psicólogos pela Universidade de São Paulo (1974), licenciatura em Psicologia (USP, 1975), mestrado em Psicologia Social (USP, 1986) e doutorado em Psicologia Ambiental, pela Universidade do Arizona (Tucson, EUA, 1996). Atualmente é professor titular na Universidade Federal do Rio Grande do Norte e coordenador do Grupo de Estudos Inter-Ações Pessoa-Ambiente. É membro do conselho editorial da Revista Estudos de Psicologia (Natal) e da Revista Medio Ambiente y Comportamiento Humano (Espanha). Exerce atividades de ensino e pesquisa na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: relações pessoa-ambiente, comportamento sócio-espacial, avaliação ambiental, cognição ambiental, comportamento e compromisso pró-ecológico, sustentabilidade e perspectiva temporal.


Leoncio Francisco Camino Rodriguez Larrain

Possui graduação em Licenciatura Em Filosofia pela Faculdade de Filosofia da Alcala de Henares (1966) , graduação em Psicologia pela Université Catholique de Louvain (1967) , mestrado em Psicologia pela Université Catholique de Louvain (1969) , doutorado em Psicologia pela Université Catholique de Louvain (1974) e pós-doutorado pela Université Catholique de Louvain (1979) . Atualmente é Professor Emérito da Universidade Federal da Paraíba, Membro do Concelho Editorial da Revista Psicologia e Sociedade, Membro do Conselho Editorial da Revista Estudos de Psicologia, Membro do Conselho Editorial da Edittora Vozes, Membro da Sociedade Brasileira de Psicologia Política, Colaborador da Universidad Complutense de Madrid e Membro de corpo editorial da Cadernos da UFS - Psicologia. Tem experiência na área de Psicologia , com ênfase em Psicologia Social. Atuando principalmente nos seguintes temas: Agressão, Filmes agressivos, Adolescentes.


Oliver Zancul Prado

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São paulo (1998) e mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade de São paulo (2002). Atualmente é professor adjunto 1 da Universidade paulista e sócio proprietário do Instituto de Psicologia Comportamental de São Carlos. Tem experiência na área de psicologia atuando principalmente nos seguintes tema:internet, psicoterapia, pesquisa e relação terapêutica.


Paulo Castelar Perim

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Coimbra (1989), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2000) e doutorado em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto- Portugal (2011). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Psicologia do Esporte, com ênfase em Resiliência atuando principalmente nos seguintes temas: cidadania, e educação para o desenvolvimento pessoal e social de jovens através do esporte.


Robert J. Brustad  – University Northern Colorado

Ph.D pela University of Oregon, Eugene, OR.Co-Diretor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social do Esporte e Atividade Física: Universidade de Diego Portales, Santiago, Chile. Atualmente na  Faculdade Afiliado da Universidade do Porto, Porto, Portugal