Sobre a Abrapso-ES
Página Inicial Abrapso-ES
Histórico da Abrapso
Associação Brasileira de Psicologia Social (www.abrapso.org.br) foi fundada em 1980, sendo uma entidade nacional, autônoma, sem fins lucrativos que congrega profissionais, professores, pesquisadores e alunos de várias universidades públicas e privadas em vários estados brasileiros. Tem sede e foro jurídico em São Paulo/SP na Rua Ministro Godói, 1.029, sala 326, Perdizes, CEP 05015-001.

Sua fundação aconteceu por iniciativa de profissionais da área que estavam engajados em produzir conhecimentos e novas práticas comprometidas com a realidade social do país. A entidade busca uma perspectiva de trabalho que congregue outras áreas do conhecimento que se propõem a enfrentar o desafio de conhecer e sugerir alternativas de ação que contribuam para transformar as condições de sofrimento psicossocial decorrentes das profundas desigualdades sociais existentes na realidade brasileira.

Pelo seu compromisso com a produção e divulgação do conhecimento na perspectiva interdisciplinar e, sobretudo, comprometido com a realidade brasileira, a ABRAPSO mantém a Revista Psicologia e Sociedade com circulação nacional.
 
A cada dois anos a ABRAPSO realiza seu Encontro Nacional e em 1988, este aconteceu em Vitória, no campus da UFES, tendo aqui recebido congressistas de vários estados brasileiros.

Os Encontros Nacionais são uma oportunidade de conhecimento e trocas de experiências entre todas as Regionais do país e conta com a participação de pesquisadores de outros países.

O último Encontro Nacional aconteceu em Maceió/AL, contou com a participação de aproximadamente 2.000 pessoas, o que dá a dimensão da importância e reconhecimento da entidade para a área da Psicologia, bem como para outras áreas que conosco buscam alternativas para os problemas sociais enfrentados pelo país.
 
O próximo encontro - XVI Encontro Nacional – será realizado em Recife/PE, em 2011.

A ABRAPSO é composta por uma Diretoria e por Vice-Presidentes Regionais. Hoje a direção da ABRAPSO conta com a presidência do Prof. Dr. Benedito Medrado

A ABRAPSO está dividida em Regionais, que são instâncias administrativas articuladoras que se encarregam de promover atividades, cursos e Encontros Regionais.